segunda-feira, 5 de setembro de 2016

OS 10 JÁ MORRERAM TODOS?





Eu acho que não... E como fã incondicional do bom futebol, não podia deixar de partilhar. 


Foram-se perdendo ao longo dos anos como as chuteiras Diadora.
Nos últimos anos existe uma posição que quase está extinta, o 10!
Antes disso já tínhamos assistido à extinção do libero, por razões fáceis de explicar mas que neste momento iriam aborrecer quem está interessado em ler sobre o imprudente que jogava à frente dos trincos.
Essa raça quase acabada que se habitou desde novo a não correr tanto como os médios e a serem menos egoístas que os pontas. Sempre foram aquele tipo que não pensou duas vezes antes de passar ao lado, nunca acharam que um golo significa mais que uma assistência.
São jogadores que vão buscar a bolas aos trincos quase a dois metros e zangam-se quando os outros decidem fazer qualquer outra coisa que não seja dar lhes a eles a responsabilidade pela jogada, pelo andamento, pelo ritmo do jogo…
São mais lentos que os extremos, menos fortes que os médios, mais baixos que os pontas e menos profissionais que os centrais… São uma raça que já não faz parte do futebol hoje em dia!
No final posso falar em nomes concretos de jogadores que podem considerar como 10 desta era, mas para cada um encontro um entrave que lhe colocaram… algo que não aconteceria há 20 anos atrás.
Ou melhor…
Posso falar já… e  falo de um dos jogadores mais talentosos de sempre, Ronaldinho Gaúcho! Alguém que num futebol quase robótico marcou pela diferença ou indiferença naquilo que fazia… um dez puro, cara torta e ultimo passe.. bolas perdidas na transição e falta de pressão depois de ter errado! No futebol a sério, na elite arrastaram-no para a esquerda… No Dortmund arrastaram o Mykhitarian para fora do foco, na Juve já estão a puxar o Dybala para a direita, no Real arrastaram o Ozil… para o Arsenal! Querem que vos conte a história do Draxler que ainda agora está a começar??
A verdade é que até um 10 hoje em dia percebe que para ele não há lugar, o futebol deixou de ser prazer, talento e bola. Hoje com quinze começas a fazer supino e com dezoito estás no biodex para saber se o isquiotibial está mais forte que o quadricípede… O talento ainda tem lugar no futebol… mas se não tiveres velocidade para te tornares um 7 ou 11 aprende a lutar para te tornares um 8!
Acham que estou a exagerar? Qual foi o ultimo a ganhar ou a ficar perto de ganhar uma bola de ouro?
Como médio ofensivo puro??? Rivaldo em 1999, e Zidane em 2003! Lembram-se de 2006? Zizou ficou atrás do Cannavaro! Agora pensem como o futebol está preso a detalhes. Podem dizer que foi por ter dado a cabeçada ao Materazzi, mas a realidade é que… Zidane no ano de aposentação leva a seleção francesa à final de um campeonato do mundo, a jogar o futebol mais elegante que provavelmente já foi jogado até hoje… e os letrados da bola dizem que ele não pode levar a bola de ouro por um momento impulsivo… afinal de contas o que é o futebol? A bola e aquilo que fazem com ela interessa alguma coisa?
Ronaldinho já ganhou na esquerda… Kaká era um 9,5…
E quem não ganhou? Bergkamp??? Ninguém lhe deu o valor merecido! Djalminha não passou do Corunha, Deco carregou um Porto à champions, um Barcelona e ainda Portugal pela primeira vez à final de um Euro! Rui Costa foi maestro onde passou, Okocha alegrou todos os videos de futebol, Hagi e Boban só alguns de vocês sabem quem são,  Guti teve a época mais bonita a jogar escondido atrás do brilho de galáticos… Del Piero e Totti? Obrigado Italia pelos teus 8 homens atrás de um médio ofensivo!! A realidade é que vou tentando me lembrar dos grandes médios ofensivos do últimos tempos e estagno me… Que saudades tuas Baggio…
Dou algum crédito à argentina que ano após ano vai lançando alguém que possa ser o substituto do Deus Maradona… E se me pedirem para falar sobre Messi não o posso fazer. Ele não é 10, ele é o que ele quiser! Sobre este tipo de predestinado eu só tenho que agradecer por poder acompanhar diariamente a caminhada.
Mas posso falar de Ortega, Aimair, D Alessandro, Riquelme, Pastore, Lamela…Gaitan.. (10 puro criado pela  Bombonera, arrastado para a linha pelo futebol europeu… tenho a feliz experiencia de jogar contra ele no campeonato mundial de clubes de sub 20 e conhecer bem a sua origem).
Bem, chego ao fim e já me perdi de tudo o que escrevi até agora… Vocês conseguem resumir??
Falar de um 10 puro e talentoso é falar de bolas perdidas, falta de pressão, temperamento e falta de profissionalismo… é falar de algo que não interessa a nenhuma equipa do futebol atual.
Mas sobre um 10 é também falar de alguém que percebe para que pé deve passar, se no espaço ou na zona, se deve acelerar ou acalmar o jogo… É saberes que ele não pegou no trinco adversário quando a outra equipa tem a bola porque sabe que aquela zona morta onde está é onde a segunda bola que tu recuperada vai chegar. É falar de alguém que tem que se esconder do jogo porque o seis está demasiado agressivo e concentrado nos primeiros duelos… é saber que aquele é o dia porque o primeiro toque de calcanhar saiu bem.
Teres um na tua equipa é saber que lá dentro tens alguém com um amor pela bola que mais nenhum jogador vai ter… que a linha que separa o sucesso do erro é muito ténue! Mas se tiveres a sorte de aquele ser o dia dele… vai ser bom para ti até quando lhe fizeres um mau passe. Vai ser bom para ti veres que ainda há quem tenha coragem de jogar como naquelas tardes de verão sem camisola, sem árbitro e quando o fim do jogo era apenas quando uma “Dona qualquer coisa” vinha buscar o dono da bola pelo braço! 
Ps: um dia escrevo sobre o Iniesta.