terça-feira, 19 de dezembro de 2017

As diferentes formas de marcação ao adversário.

Pressão individual, pressing e marcação em pressão

Hoje gostava de falar/explorar uma ideia de jogo sob a forma de “marcação ao adversário” e como sabem são conhecidas várias formas de marcação, entre elas, pressão individual ativa e passiva, pressing e marcação em pressão, pressão mista etc. Contudo existe também uma forma pouca vezes falada marcação a que eu chamo de zona de pressão permitida que falarei noutro post.
Além de diferentes modos de marcação que estão no futebol atual, este meu post irá abordar estes modos de: pressão individual ativa e passiva, pressing e marcação em pressão. E falar um bocadinho da diferença entre elas e demonstrar a zona de pressão permitida como atrás referi.
O que à primeira vista parecem ser a mesma situação, adianto que não são. Cada uma delas descreve algum aspeto tático de um jogador, de alguns jogadores ou o que uma equipa está a fazer.  Assim sendo, vamos às definições e exemplificações de pressão no adversário, pressing e marcação em pressão.

Pressão individual

Esta situação tática é quando um jogador que defende vai para cima do jogador que ataca com intuito de diminuir o espaço para jogar. A pressão no adversário pode ser ativa ou passiva. A pressão ativa é quando o jogador que defende pressiona o adversário com intenção de roubar a bola. Já na passiva, o jogador que defende avança para simplesmente diminuir o espaço.
                                                                        (fig1) Ativa 

 (fig2) Passiva

Pressing
Agora que já temos um conhecimento do que se trata a pressão individual no adversário, há um termo o qual se considera a movimentação em conjunto (vários jogadores) que é o pressing. O pressing é a movimentação de vários jogadores que pressionam na marcação ao adversário. Como ele é um movimento conjunto, a coordenação dos jogadores para o realizar tem de ser no melhor momento possível, requer muito treino, pois se falhar, poderá deixar a equipa descompensada.
                                                       (fig3). Pressing numa zona lateral
                                                      (fig4). Pressing numa zona central

Marcação em pressão (pressing conjunto)
Depois de terem visto o que é pressão individual no adversário e o que é pressing, ainda falta alguma situação defensiva em relação a pressionar? Sim, a marcação em pressão!
A marcação em pressão é a subida vários jogadores que defendem aos jogadores que atacam logo na saída de bola adversária. Como é uma subida conjunta, normalmente, um jogador defensivo pressiona o portador da bola enquanto que os restantes ou pressionam nos outros adversários, e/ou fecham possíveis linhas de passe do portador da bola. Assim como o pressing, a marcação em pressão é um movimento em conjunto e requer treino para realizá-la.
                                                          (fig5) Marcação em pressão

Como o pressing e a marcação em pressão são movimentos em conjunto, existe a possibilidade de confusão entre elas, já que a diferença pequena. O pressing é a subida de um ou mais jogadores no adversário com a bola, já a marcação em pressão é a subida vários jogadores, mas somente um pressiona o portador da bola enquanto que os restantes realizam outra função tática defensiva (marcando outros jogadores ou a fechar algumas linhas de passe). Além disso, a mudança do pressing para a marcação em pressão e vice-e-versa é bem rápida.


Pressão individual
“Pressing”
Movimento unitário

Passivo, ativo e “Pressing”


Marcação em pressão
(Pressing conjunto)
Movimento conjunto

Nos adversários fechando linhas de passe ou ambos.



Hélder Romana
Treinador UEFA-B/Preparador de Guarda-Redes