quarta-feira, 18 de maio de 2016

GUARDA-REDES AQUECIMENTO DE JOGO

Aquecimento de jogo, é muito simples, tem de ser agradável para o Guarda-redes e funcional para qualquer escalão, deve-se ter presente a idade, logo mudará o tempo e a intensidade, e sempre de acordo com o GR em questão, dado que cada um por vezes tem o “seu modo” de aquecer, isto é existem GR’s (seniores) que gostam de aquecer bem outros nem tanto, fazer tipo de exercícios que se sentem melhor, aí devemos ser nós TRD GR’s aí ajustarmos o aquecimento, porque cada caso é um caso.
Ex: se nós tivermos um GR experiente (batidão) 30/35/40 anos que ao longo da vida de Gr se habituou a um aquecimento tipo, não vai beneficiar em nada o seu desempenho no jogo se nós quisermos “dar o nosso aquecimento”. Mas se conseguirmos implementar o nosso fantástico. (Em treino terá de trabalhar o método do treinador/clube)

2 Guarda-redes ficam com o treinador de GR, e posteriormente entram na parte final, finalização, sendo que os 2 GR’s fazem a 1ª parte do aquecimento (alongamento ativo estático, mobilidade articular).

Nota: Na minha opinião o Gr que vai jogar não deve receber bolas (remates) dos avançados, porque se está a motivar o avançado na finalização, estamos a desmotivar o GR, esse trabalho de finalização ao Gr deve ser feito pelo Trd. GR’s, o Trd sabe como dar bola de forma a motivar e estimular o GR.

O tempo total de aquecimento pode variar entre 30 a 40 minutos, portanto deve-se valorizar mais ou menos determinado exercício, muito perto de situações de jogo e de acordo com o contexto em que se encontra, exemplo:
- Clima
- Espaço
- Local
- Tempo disponível

O alongamento ativo estático deve ser rápido, com movimentos de 10 segundos, apenas para um aumento articular, evitando um estiramento grande muscular. O efeito psicológico também é importante, já que alguns profissionais não utilizam o alongamento antes dos jogos, pelos indícios científicos atuais dos prós e contras do mesmo. A colocação do mesmo antes ou depois do alongamento fica a critério de cada um.
                        Estrutura geral do aquecimento, com distribuição dos espaços.
+ou- 1 Minutos: Início, neste momento ocorre a primeira parte do alongamento ativo estático.

 +ou- 5 minutos: De seguida os 2 GR’s efetuam momento coordenativo para aumento de mobilidade articular, com diferentes movimentos conhecidos pelos GR’s. Deve-se iniciar em movimentos de pouca amplitude e explosão passando gradualmente para movimentos de maior amplitude e explosão muscular.
+ou- 1 Minutos: Após este momento, ocorre a segunda parte do alongamento ativo estático.

+ou- 10 minutos: Aqui começa o aquecimento com bola; se houver necessidade podemos fazer pausa para hidratação.(em ritmo pré estabelecido)
                                      
                          Trabalho pés (receção/condução da Bola/passe )(3Xlado)                                                                        
                           Receção media frontal com deslocamento lateral. (3Xlado)                                                                      
       Receção baixa frontal sem/com queda após controlo da bola.(3Bolas)       
                               Receção com queda rasteira e meia altura(2/3xlado) 
                                                     
 +ou- 1 minutos: Após este momento, ocorre o terceiro alongamento passivo estático, valorizando a musculatura extensora da coxa, extensores e flexores do quadril, e extensores e flexores da perna.

+ou- 10 Minutos: Continuação do aquecimento com bola, em situações de jogo.                                                            
                     Queda lateral com blocagem e/ou desvio mão contrária.(2Xlado)                                                                    
                           Deslocamento lateral com impulsão receção alta.(3Xlado)   
  Ao estimulo gr faz (bissetriz)com a bola saindo centro da baliza,com 2ª bola faz 1X1 
                  Queda lateral a sair do poste com bloqueio (rasteira e meia altura)(3BolasXlado)
Saída a cruzamento com reposição longa à mão, no chão, drop kick e Volley.)(4BolasXlado)
                        
+ou- 1 minuto: Pausa para hidratação+alongamento estático.

+ou- 6 minutos: Para finalizar Trd Gr faz remates frontais e frontais lateralizados com reposição com a mão, Drop Kick, e Volley).(3BolasCadaPosição)
Nota: Executam exercícios dos 2 lados.
O aquecimento deve terminar com uma bola dada pelo Trd. Gr’s, para que o GR faça uma boa intervenção/execução de forma a ir superiormente motivado para o balneário.

O trabalho de finalização da equipa deve ser feito pelo GR suplente que até pode/deve facilitar a finalização para motivação dos avançados.

Aqui fica o vídeo do aquecimento encurtado, faltando apenas a parte final por dificuldade de espaço/tempo, visto ter sido feito no parque da cidade e estar ocupado por uma escola/clube. 
Obrigado CLIP pela disponibilidade.

Hélder Romana
Treinador UEFA-B/Preparador de Guarda-Redes